Abrindo...

Turma dos Planetas e a releitura das obras




A criança tem paixão inata pela descoberta e, por isso, convém não lhe dar a resposta ao que não sabe, nem a solução pronta a seus problemas; é fundamental alimentar-lhe a curiosidade, motivá-la a descobrir as saídas, orientá-la na investigação, até conseguir o que deseja.  
(Martins 2007, p. 78)

Quem pensa que arte é coisa pra gente grande está muito enganado, pois a Turma do Planeta se aventurou nesta fantástica produção, ao conhecer o pintor italiano Giuseppe Arcimboldo.

Isso mesmo! O nome parece meio estranho, mas tudo começou quando as crianças do 1º ano estavam estudando sobre as estações do ano. Foram semanas de estudo e muitas descobertas, pesquisas e investigações no laboratório de informática.



A cada curiosidade apresentada, os pequenos artistas iam se surpreendendo com as mudanças das estações e sua interferência em nosso dia  a dia. Em meio a tantas discussões, conhecemos o pintor italiano Giuseppe Arcimboldo que, em suas belíssimas telas, conseguiu representar  as estação, utilizando em suas obras primas, elementos que correspondem ao tema retratado em cada estação: flores, frutos, galhos, legumes, entre outros.





Nossa turma conheceu um pouquinho da vida e obra desse artista, que nasceu em Milão no ano de 1527. A partir desses estudos, o grupo manifestou o desejo de,  também, construir sua arte com elementos de cada estação.



Organizamos as ideias e distribuímos os grupos, conforme o desejo de cada um.  As famílias foram as grandes parceiras na elaboração deste trabalho, pois prontamente nos auxiliaram enviando materiais a serem usados nas telas.




Em cada estação representada, as crianças utilizaram técnicas diferentes em sua construção:

  • Para a estação da Primavera:  confeccionaram, com cola colorida, diversos tipos de flores e folhas, nos mais variados tamanhos.
  • Para a estação do Verão:  trouxeram  diferentes gravuras de legumes e, até mesmo, frutas, para comporem suas obras.
  • Para a estação do Outono: Utilizaram tecido estampado com frutas. Para impermeabilizar o tecido, fizemos a termolina caseira (01 vidro de cola branca (90g), 100 ml de água, 01 tampa de álcool) e pincelamos no tecido, para dar um efeito diferente. Depois as crianças recortaram e criaram suas telas.
  • Para a estação do Inverno:  exploraram outro recurso da natureza: os galhos, folhas e frutos.


Quanta imaginação e criatividade!!!


Durante a construção de suas artes, era comum expressarem em seus diálogos, a preocupação quanto à fidelidade da obra, as texturas, os elementos, a seleção dos materiais e, principalmente, a apreciação estética de suas construções.

Após as construções das crianças, organizamos uma exposição no pátio da escola, para apreciação de todos.


Local: Rua Tiradentes, nº 312 - Centro - Governador Valadares-MG - CEP 35020-610
Turma do Planeta 3682750698062155350

Postar um comentário

Queremos ouvir sua opinião e dialogar sobre diversos pontos de vista. Lembre-se apenas que não iremos tolerar preconceitos e violências de qualquer natureza.

emo-but-icon

Página inicial item

Notícias por E-mail

Notícias Populares